sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Feijão de mãe mineira

Arroz sem feijão é como Romeu sem Julieta. Não rola. Então, que tal fazer um feijãozinho bem gostoso para acompanhar o arroz fresquinho que você fez?


Fazer feijão é bem simples. Mas muita gente tem receio de usar a panela de pressão e isso faz com que as pessoas deixem de preparar o delicioso feijão. É o caso da minha filha Naiara. Mas vale a pena a aventura. Além de gostoso, o feijão é complemento importante na nossa alimentação. Uma das coisas mais importante que o feijão tem é o ferro, que protege contra a anemia.

Então, coragem Naiara, coragem meus amigos. Vamos encarar a panela de pressão e fazer um delicioso feijão. Rimou!!!

Para fazer um feijão bem gostoso para 2 pessoas, você vai precisar de:
- 1/2 xícara de feijão;
- cerca de um litro de água;
- cebola bem picadinha (2 colheres de sopa);
- alho picadinho (1 colher de sopa) ou tempero pronto;
- 1 colher de sopa de óleo de sua preferência ou azeite.

1 - A primeira coisa a fazer é colocar o feijão numa vasilha para ser catado. Isso mesmo, catado. Ou seja, procure entre os grãozinhos de feijão pedrinhas ou feijões com aspecto muito feio. Esses devem ser jogados fora. Depois, lave o feijão com água.



2 - Coloque a água (1 litro) e o feijão lavado na panela de pressão. Feche a panela (veja a dica, embaixo) e ligue o fogo. A panela deverá pegar pressão depois de uns 10 a 15 minutos. Não tenha medo. A panela vai chiar mesmo, sair vapor pelo pino, mas é assim mesmo. Quando isso começar a acontecer, abaixe o fogo e aguarde uns 35 minutos.


3 - Quando der o tempo, desligue a panela. Aguarde até a panela parar de chiar sozinha e abra a tampa. Ou coloque a panela embaixo da torneira aberta. O vapor vai sair mais rápido. Quando parar, pode abrir a panela sem medo.


4 - Coloque o azeite e a cebola numa panela. Frite até que a cebola fique um pouco transparente. Coloque o alho e continue a fritar até que a cebola e o alho fiquem douradinhos.


Despeje todo o feijão nessa panela e deixe ferver até o caldo ficar grossinho. Se você não quiser usar toda a água de cozimento do feijão, nem tem problema. Escorra um pouco o feijão jogando fora parte da água e use o restante.


5 - Experimente para ver como está o sal. Se for logo no início do cozimento, é melhor que fique um pouco sem sal, porque quando o caldo engrossar ele terá diminuído e o sal vai aparecer mais. Pelo sim e pelo não, é melhor experimentar de novo no final, quando estiver quase pronto.


Dicas para esta receita:
- Para fechar a tampa da panela: coloque-a meio na vertical, ou seja, o cabo mais para cima e a tampa mais para baixo, em direção à boca da panela. Enfie a tampa na panela nessa posição. Se precisar, gire um pouquinho a tampa para um lado e para o outro ou para cima e para baixo e ela entrará dentro da panela.




Agora, é só virá-la na posição de fechar. Puxe-a para cima encaixando a tampa na boca da panela, de dentro para fora. Prenda o gancho do cabo da tampa no cabo da panela. Pronto. Viu, não doeu nada.




- Se você gosta de carne no feijão, pode colocar um paio picado (aquela linguiça portuguesa) na panela de pressão para cozinhar junto com o feijão.
- Outra opção é usar bacon na hora de refogar o feijão. Para isso, compre bacon em tirar ou em pedaços. Pique um fatia grossa de bacon (mais ou menos da largura de um dedo) e coloque na panela para fritar (sem óleo), antes de colocar a cebola e o alho. Faça assim: frite o bacon até que ele fique bem firme e sequinho. Tire o bacon e, naquela gordura, frite a ceboa e o alho até ficarem dourados. Não será preciso usar a colher de sopa de óleo. Depois que a cebola e o alho estiverem fritos, coloque o feijão e o bacon frito. Ferva até o caldo ficar grossinho. Mas cuidado com o sal, porque o bacon é salgado, então vá provando o feijão para ver se está bom de sal.
- Feijão fica muito gostoso com salsinha e cebolinha picadas. Coloque por cima depois de pronto. E mais: se você gosta de bastante tempero, pode colocar também uma folha de louro no feijáo depois de refogá-lo e deixar ferver junto até o caldo engrossar. Fica muito bom!

Bom apetite!

Um comentário: