sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Batata com requeijão

Tem coisa melhor do que batata? Batata é bom de todo jeito. Frita, cozida, assada, no frango, cozida e frita... Hummm... Dá água na boca só de pensar. Tem uma batata que eu faço que minha sobrinha Carol adora. Essa batata faz sucesso com todo mundo, mas a Carol ama esse prato. Então, vou batizá-la de Batata pra Carolina. A Carol não come bacon, mas vou colocar nessa receita. Perdão, Carolzinha!!

Pra fazer essa batata, você vai precisar de:
- 3 batatas inglesas grandes;
- 2 copos de requeijão da sua marca preferida. Pode ser light ou não. Divida em 3 partes.
- 2 fatias grossas de bacon (mais ou menos da espessura de um dedo) picadas em pedaços pequenos.

Então vamos lá.

1 - Descasque as batatas. Pique cada uma no meio, no sentido do comprimento. Depois pique cada pedaço no meio, também no sentido do comprimento. Cada um dos quatro pedaços deve ser picado em 3 partes. Coloque as batatas em uma panela com água. Precisa cobrir as batatas com a água, passando uns 2 dedos de água acima das batatas. Colque sal: mais ou menos meia colher de sobremesa.

2 - Cozinhe as batatas. Para saber se ela está cozida, experimente espetá-la com um garfo. Se entrar fácil, é porque está cozida. Desligue o fogo e despeje a batata num escorredor de macarrão para ela não ficar muito molhada. Deixe esfriar e pique a batata em fatias. Separe as batatas em três partes.

3 - Coloque o bacon picado numa panela, sem óleo. Ligue o fogo e frite o bacon até ficar sequinho. Retire o bacon da panela, coloque num prato. Divide em 3 partes.

4 - Passe margarina no fundo e nas laterais internas de uma assadeira de vidro ou refratária. Coloque uma das parte das batatas no fundo da assadeira. Por cima, coloque um pouco do requeijão e parte do bacon. Depois coloque mais batata, requeijão e bacon. Termine com a última parte da batata, o restante do bacon e do requeijão.

5 - Enquanto você monta as camadas de batata, requeijão e bacon, ligue o forno para que esteja quente quando você for assar a batata. Então, coloque a assadeira no forno para esquentar o alimento. Quando estiver borbulhando o requeijão, está pronto. Pode comer com um arroz branco e, se quiser, um feijãozinho bem gostoso. Uma saladinha também vai  bem.

Dicas para este prato:
- se você quiser incrementar esta receita, coloque mussarela e orégano por cima de tudo, antes de levar ao forno. Espere a mussarela derreter e então sirva. Fica muito bom.
- você pode substituir o bacon por presunto. Compre em fatias ou em pedaço, tanto faz. Pique um pouco de presunto em pedacinhos e coloque no lugar do bacon. Ou junto com ele, se você preferir.
- Se você gosta de cheiro verde, pode colocar salsinha e cebolinha picadas por cima, depois que retirar do forno. Se prefereir, pique cebolinha e salsinha separadas e sirva cada uma numa cumbuquinha. Cada um se serve à vontade.

Depois me conta como foi, tá bom? Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário