terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bolo de cenoura com chocolate - do Fernando

Hummm... esse é muito bom. Essa receita é do Fernando, meu sobrinho. Hoje o Fernando já é pai de uma menina muito linda, a Gabriela, mas quando ele era criança, Fernando fazia bolo de cenoura. Era sua especialidade. E a receita dele rodou a família. Desde que comecei a fazer esse bolo, nunca mais parei. Essa, há mais de 15 anos, é a minha receita de bolo de cenoura. Graças ao Fernando.

Então lá vai. Essa receita é para a Tiara, minha amiguinha. Ela me pediu para postá-la com dicas de calda de chocolate. Tiara, aí vamos nós.

Para a massa, você vai precisar de:
- 3 cenouras médias cruas e picadas em rodelinhas
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de óleo de soja ou outro de sua preferência
- 3 ovos
- raspa de casca de limão (opcional)
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Vamos fazer o bolo, primeiro.

1 - Ligue o forno e o deixe esquentando, em temperatura alta, enquanto você bate o bolo.

2 - Coloque no copo do liquidificador o óleo, os ovos, o açúcar e a cenoura picada em rodelinhas, nessa ordem. Porque se você colocar a cenoura antes, vai ficar mais difícil de bater. Ligue o liquidificador e bata bem.

3 - Vire tudo na vasilha da batedeira. Acrescente a farinha e bata bem. O ponto certo é quando a massa estiver parecendo que vai borbulhar, que vão surgir bolhas.

4 - Acrescente o fermento em pó e as raspas de limão. Bata mais um pouquinho, só o suficiente para misturar o fermento na massa.

5 - Pegue uma assadeira retangular de tamanho médio ou uma forma de pudim (para ficar com um buraco no meio). Passe óleo ou margarina no fundo. Despeje a massa e leve ao forno. Espere uns 5 minutos e baixe o fogo para médio. Cada forno é de um jeito, mas vai levar uns 30 a 40 minutos para assar. Se for na forma de pudim, leva mais tempo que na forma retangular. Quando o bolo crescer e começar a ficar moreno, espete a massa com um palito. Se sair limpo, está assado. Se quiser deixar amorenar mais pouco, tudo bem. Depois retire do forno e deixe esfriar.

Vamos fazer a calda de chocolate!!!

Você vai precisar de:
- 2 colheres bem cheias de açúcar
- 2 colheres de chocolate (com achocolatado não fica tão bom, mas se não tiver chocolate em pó, use o achocolatado mesmo)
- 1/2 colher de sopa de margarina
- 1 colher de sopa de leite

1 - Ponha tudo numa panelinha. Misture.

2 - Ligue o fogo e continue mexendo. Quando começar a ferver, desligue o fogo.

3 - Está pronta. Espalhe sobre o bolo e deixe esfriar. A calda vai ficar meio durinha.

4 - Se você não quiser fazer essa calda, há outras opções:
- compre Nutela e espalhe por cima do bolo;
- compre uma barra de chocolate meio amargo. Quebre os pedaços. Ponha numa panelinha. Ligue o fogo (fogo baixo) e derreta o chocolate mexendo sempre para não queimar nem grudar no fundo da panela. Espalhe por cima do bolo;
- também pode ser uma barra de chocolate meio amargo e 1 de chocolate ao leite. Derreta como explicado acima. Depois, coloque umas 2 colheres de sopa de creme de leite e misture bem. Coloque sobre o bolo e deixe esfriar. Uso essa receita também para fazer fondue de chocolate. Fica muuuito bom.

5 - Coma tudo! Mas não se esqueça de dividir com os amigos.

Dicas para essa receita


- Gente, farinha de trigo tem um segredinho. Se o tempo estiver úmido ou frio, às vezes a receita não fica muito boa. Sempre que vai fazer um bolo ou pão depois de um dia frio ou chuvoso, minha mãe coloca a farinha de trigo no sol e a deixa aquecer por algumas horas.
- Nunca abra o forno antes de o bolo ter crescido. Se precisar abrir, então faça isso rapidamente, senão o bolo pode murchar e ficar empaçocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário