sábado, 15 de outubro de 2011

Ovo frito e omelete

Ovo é um verdadeiro curinga. Com ele, podemos fazer várias coisinhas gostosas para um lanche à noite, por exemplo.

Um ovinho frito, ovo mexido, omelete, ovo cozido temperado... Hummm...

Vamos lá. Veja se você tem aí na sua casa:
- ovos
- óleo
- sal
- pimenta do reino
- orégano
- cebolinha e salsinhas picadas bem fininho
- 1 fatia de bacon picada em pedacinhos
- 1 fatia de presunto
- 1 fatia de mussarela
- cebola bem picadinha
- tomate picado em fatias finas
- milho e ervilha (opcional)
- 1 colher de chá de azeite

Aí vão as receitas:


Ovo frito

1 - Coloque uma frigideira com tefal no fogo. Coloque mais ou menos 1 xícara de óleo na frigideira e deixe esquentar. Espalhe pela frigieira cerca de meia colher de café de sal. Isso vai ajudar para o ovo não grudar e a temperá-lo do lado de baixo.

2 - Não coloque o ovo antes que o óleo fique quente. Se esquentar demais, ou seja, se começar a sair fumaça da frigideira, desligue o fogo e espere um pouco para colocar o ovo.

3 - Enquanto esquenta o óleo, pegue o ovo, bata de leve na beirada de uma xícara para começar a quebrá-lo. Force um pouquinho a casca para ela começar a abrir. Assim que abrir, vire o ovo na xícara. Quando o óleo estiver quente, derrame o ovo no óleo, devagar para não estourar a gema.

4 - Com uma colher ou uma espumadeira, jogue um pouco de óleo por cima do ovo até que a clara fique branca. Retire com a espumadeira.

5 - Sirva por cima do mexidão. Ou coma com pão francês fresquinho. Ou com feijão quente temperado com pimenta do reino e azeite. Muito bom!

Omelete

1 - Pegue 2 ovos e os quebre da forma explicada acima.

2 - Coloque os ovos num prato fundo, meia colher de café de sal e bata com um garfo. É assim: pegue o garfo na posição de pegar a faca para cortar um bife, esticando o dedo indicador sobre o cabo. O garfo, porém, não pode ficar virado de lado, ok? Agora, faça movimentos circulares de modo que a parte de baixo do círculo bata dentro do prato. Você pode usar, também, um batedor de ovos. Segure da mesma forma e faça os mesmo movimentos circulares para bater os ovos. Não precisa bater muito, é só até as gemas se misturarem com as claras.

3 -  Acrescente aos ovos batidos: 1 fatia de presunto e 1 fatia de mussarela. Não precisa picar. Basta rasgar as fatias em pedaços. Coloque, também, 1 colher de milho e 1 de ervilha, se desejar. Ponha cebola crua picada em pedacinhos, tomate em rodelas finas, meia colher de café de orégano e pimenta do reino. Bata mais um pouco.

4 - Coloque uma frigideira com tefal no fogo, espalhe meia colher de sobremesa de óleo nela e deixe esquentar um pouco. Vire o ovo na frigideira e baixe o fogo. Espere fritar de um lado. De vez em quando levante a pontinha do omelete com uma colher para ver se está ficando frito e se está soltando da frigideira.

5 - Quando o lado de baixo estiver firme, vire o omelete num prato raso. Faça assim: pegue o prato com uma mão e a frigideira com a outra. Vá derramando o omelete no prato, devagar, até passar todo o omelete da frigideira para o prato. Depois, coloque a frigideira sobre o prato como se fosse uma tampa. Vire rapidamente ao contrário, sem medo, de modo que o prato fique como se fosse a tampa da frigideira. Tire o prato e volte a frigideira para o fogo. Espere o omelete fritar por baixo, como fez com o outro lado. Assim que estiver fritinho, desligue o fogo e derrame o omelete em um prato. Sirva com arroz branco quentinho. Uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário