sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lagarto recheado

Olha só como você vai ficar chique! Vai servir um lagardo recheado!!! Junto com o arroz branco, o feijão com caldo grossinho, a batata com requeijão e a salada, você ainda vai servir um lagarto!! Que banquete, heim!

Esse lagarto é fácil de fazer e muito gostoso. Não tenha medo de fazê-lo. Vai ser o maior sucesso!

Você vai precisar de:
- 1 lagarto de mais ou menos 1,5kg. Não compre aqueles que têm uma gordura muito amarela, porque são mais duros;
- bacon, cenoura ou cebola em tiras ou 1 linguica inteira para rechear o lagarto (a seu gosto);
- tempero pronto ou alho picado e sal (mais ou menos 1,5 colher de sopa);
- cebola picada (a gosto);
- 2 colheres de óleo ou azeite;
- 1 taça de vinho tinto;
- pimenta do reino moída (1 colher de chá).

Vamos começar. Sem medo, tá bom?

1 - Vamos limpar o lagarto, tá bem? Coloque o lagarto numa tábua de carne, em cima da pia. Passe a mão pelo lagarto, puxando, e sinta se há uma especie de pele meio transparente. Puxe essa pele e a corte com a faca. Faça isso no lagarto todo. Isso vai pro lixo, ok?

2 - Depois dessa limpeza, fure o lagarto no meio no sentido do comprimento. Ou seja, o lagarto é comprido, certo? Use uma faca grande e faca um furo de ponta a ponta. É para colocar o recheio. Faça, também, uns furos em todos os lados do lagarto. São para temperar a carne. Esfregue o tempero pronto (ou o alho com sal) em todos os furos do lagarto. Use uma colherzinha de café para ajudar a colocar o tempero dentro dos buracos. Esfregue o tempero em todo o lagarto, tambem. Depois disso, coloque o recheio escolhido dentro do buraco que você fez ao longo do comprimento do lagarto. Se gostar de cebola, coloque tiras dentro de cada buraco. Não precisa ser em todos. A cebola dá um gosto muito bom e ainda ajuda a amassiar a carne e a deixar úmida.

3 - Coloque a carne numa bacia de plástico ou outro recipiente fundo. Regue com o vinho. Joque a pimenta do reino no vinho. Coloque a bacia dentro de uma sacola plástica, amarre bem e guarde na geladeira até o dia seguinte. Ou pelo menos por algumas horas. Mas, de vez em quando, vire a carne para que ela fique toda molhada pelo vinho.

4 - Agora vamos cozinhar o lagarto. Coloque 1 litro de água para ferver. Noutra trempe do fogão, coloque a panela de pressáo (sem medo de ser feliz!!). Coloque o óleo e a cebola (se quiser) na panela de pressão. Frite a cebola um pouco e coloque o lagarto (sem o caldo) na panela de pressão. Deixe fritar um pouco. Depois, com um garfo grande, vire o lagarto para ele fritar do outro lado. Vá virando o lagardo, de vez em quando, até que todos os lados fiquem morenos. Faça isso com o fogo médio. Quando tiver dourado o lagarto, coloque a água fervendo. Nao pode ser água fria, ok? Tem que ser fervendo. Quando a águar voltar a ferver, jogue o caldo da bacia. Feche a panela de pressão. Depois que pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 1 hora. Para abrir a panela, siga a instrução que está na receita do Feijáo Delicioso. Se a carne estiver um pouco dura, tampe novamente e deixe cozinhar por mais uns 15 minutos.

5 - Quando a carne estiver cozida (o garfo entra e sai com certa facilidade), deixe a panela de pressao destampada e o fogo bem alto para secar e engrossar um pouco o caldo. Quando o caldo estiver com a aparencia de molho, esta pronto. Retire da panela, coloque numa travessa e ponha o caldo grossinho por cima. Hummm...

Dicas para este prato:
- se você vai usar o lagarto logo, não congele. Deixe na geladeira. O ideal, aliás, é temperá-lo no dia anterior, colocar num saco de plástico e deixar na geladeira até o dia seguinte. Vai ficar ainda melhor.
- antes de secar o caldo do lagarto, voce pode tirar um pouco (mais ou menos um copo) e guardar na geladeira para fazer uma sopa numa noite friazinha.
- no lugar do vinho tinto, voce pode usar vinagre. Mas a quantidade e bem menor. Coloque somente umas 3 colheres de sopa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário