sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Arroz branco simples.



Arroz é a base para muitas receitas: bolinhos, arroz frito, arroz de forno e uma infinidade de coisas. Embora um alimento básico em nossa mesa, nem todo mundo sabe fazer. É o caso da minha amiga Luciane. E é para ela que eu estou postando esta receita.

Lu e todos os que ainda não sabem fazer arroz: testem e me falem se deu certinho. Ou se preciso explicar melhor.

Vamos lá. O primeiro passo, então, é aprender a fazer o arroz básico: arroz branco. Então, lá vai a receita.

Você vai precisar de:
- uma xícara de arroz seco, sem lavar mesmo.
- cerca de 2 colheres de sopa de óleo.
- cebola picada bem fininha, mais ou menos duas colheres de sopa. Se você gosta muito de cebola, como eu, pode colocar mais. Não tem certo ou errado, o. O que manda é o gosto.
- uma colher de sopa de alho bem picadinho ou tempero pronto.
- meio litro de água para cozinhar. Pode ser direto da torneira, quente ou fria, tanto faz.

Pra facilitar, deixe esses ingredientes preparados, antes de começar. Vamos lá, então.


1 - Coloque uma panela de tamanho médio (não pode ser muito pequena, porque o arroz vai crescer)
no fogo médio ou baixo. Coloque o óleo e a cebola. Deixe fritar um pouco. A cebola vai começar a ficar meio transparente. Mexa de vez em quando para nao queimar. Quando estiver bem transparente, coloque o alho e continue fritando. Cebola e alho vão ficar dourados. Mas cuidado para não ficarem muito escuros.


2 - Se você esta usando fogo médio, baixe o fogo. Coloque o arroz e mexa logo. Espere um pouco e mexa novamente. Um truque pra você saber com que frequência vai mexer o arroz ou a cebola e o alho: conte até dez, devagar. Mexa o alimento, conte novamente, mexa e assim vai. É claro que isso não é uma regra. É só pra você ter uma idéia de tempo, mas ele pode ser maior ou menor. O importante é ficar de olho no seu arroz para ele não queimar e para a panela não ficar com o fundo meio dourado, porque nesse caso o arroz não vai ficar branquinho.


3 - Bom,mexa o arroz por uns 2 ou 3 minutos e já pode colocar a água. Mexa bem e experimente a água. Ela deve ficar levemente salgada, senão o arroz vai ficar sem sal depois de pronto. Então, se não estiver meio salgada, coloque um pouquinho de sal puro e mexa bem (o sal demora um pouquinho pra dissolver). Sinta se não está parecendo que tem uma areia no fundo da panela. Se tiver, é o sal. Mexa mais, então. Experimente de novo. Se estiver um pouco salgado, tampe a panela, baixe bem o fogo e deixe cozinhar.


4 - Quando a água secar, desligue o fogo, destampe a panela e deixe o arroz esfriar bem. Por isso é bom fazer o arroz bem antes da hora de consumir.


Quando faltar uns 20 minutos para a hora de servir, coloque mais água (mais ou menos 1 copo) e ligue o fogo, novamente. Deixe no fogo baixo até a água secar e começar a fazer um barulhinho de fritar.

5 - Pronto! Você fez seu primeiro arroz. Depois me conta se deu tudo certo, se as pessoas gostaram.
Se você tiver alguma dica pra essa receita ficar mais fácil de fazer, me fale, ok?

As dicas dessa receita são as seguintes:
- ao comprar o arroz, não precisa ser logo um pacote de 5kg. Pode ser um pacotinho de 1kg. A maioria dos supermercados tem. Mas compre um de boa marca, como Tio Joao, Prato Fino ou outro semelhante. Arroz é uma coisa que não adianta querer economizar. Porque nada pior que arroz de baixa qualidade. Detona qualquer receita.
- se a tampa não tem aquele furinho para sair a fumaça da panela, deixe a panela um pouco destampada.




- quando a água secar e você começar a ouvir um barulhinho como se estivesse fritando, está na hora de desligar o fogo e destampar a panela para que o arroz esfrie. Dessa forma, ele vai ficar soltinho depois de pronto. Espere o arroz esfriar bem para terminar de cozinhá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário