quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Broa de fubá escaldado

Não tem nada melhor do que uma broa de fubá com café com leite bem quentinho numa tarde chuvosa de sábado. Hummm... Muito bom.

Eu tenho uma receita muito boa de broa de fubá. Broa. Não bolo. Porque bolo vai farinha de trigo e a broa vai só fubá. Coisa de mineiro, sabe?

Essa receita, quem me deu foi a Maristela, que trabalhava comigo na TV Centro América, em Cuiabá, há mais de 20 anos. Moramos lá quando minha filha era bem pequena, e meu filho nasceu na Chapada dos Guimarães, a 60 km de Cuiabá. Foi um tempo muito... especial. Apesar do calor de matar, Cuiabá era um lugar muito gostoso. E conviver entre amigos foi uma alternativa para amenizar a saudade dos familiares. Todos nós passávamos por isso, uns mais, outros menos. A maioria de nós, naquela época, era de outros Estados e estava lá há alguns anos. Então, apoiávamos uns aos outros. Na Páscoa, no Natal, no carnaval... A distância não nos deixava ver a família com frequência. Então, nossa família eram os amigos.

E foi uma dessas amigas, a Maristela, que me deu essa receita de bolo de fubá escaldado. Uma delícia. Nunca mais fiz outra receita de broa de fubá. Essa página do meu caderno de receitas está bem suja, as letras meio desbotadas, porque essa é a melhor receita de broa de fubá que eu já vi. Imbatível. De vez em quando eu faço e levo no meu trabalho. As pessoas adoram. Aliás, quem me pediu para postar esta receita foi a Estela, que também trabalha lá. Mas eu acho que ela nunca experimentou...

Estela, se você fizer esta receita uma vez, nunca mais fará outra. Está pronta para isso?

Pra fazer essa broa, você precisa ter:
- 1 1/2 copos de fubá. Não pode ser o pré cozido, ok?
- 1 1/2 copos de leite fervendo
- 1 colher de sopa de erva doce e duas canelas em pau
- 1 colher de sopa de cravo (opcional)
- 2 copos de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga ou 3 colheres de sopa de óleo (eu geralmente uso o óleo)
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 4 ovos
- 1 1/2 copos de queijo ralado
- 50 gr de coco ralado (sem açúcar)

Faça assim: 

1 - Ligue o forno na temperatura alta para aquecê-lo. Coloque o fubá na vasilha da batedeira, a erva doce e a canela em pau. Se quiser, pode colocar o cravo. Eu coloco. 

2 - Despeje o leite fervendo e mexa bem até que o leite se misture a todo o fubá. Deixe esfriar. Como demora um pouco para esfriar, o ideal é fazer isso de manhã, por exemplo, se você vai comer a broa no lanche da tarde. Ou logo depois do almoço, se a broa é para o fim da tarde ou para a noite.

3 - Quando estiver bem frio, coloque dentro da vasilha da batedeira o açúcar, o óleo e os 4 ovos. Com os ovos, você faz assim: quebre a casca batendo levemente na borda da xícara. Quando rachar, force um pouco com a unha do dedão e acabe de abrir o ovo. Despeje o ovo na xícara para saber se ele está bom. Se estiver inteirinho e com uma cor natural, vire na vasilha da batedeira. Faça isso com os 4 ovos. Depois, bata bem.

4 - Agora, acrescente o fermento em pó, o coco e o queijo. Bata mais um pouco, só para misturar esses últimos ingredientes à massa.

5 - Passe margarina no fundo e nas laterais internas de uma forma de buraco no meio (forma de pudim) ou de uma assadeira retangular de tamanho médio. Despeje a massa na forma e coloque no forno. Depois de uns 5 minutos, abaixe o fogo do forno para uma temperatura média. Leva mais ou menos uma hora para assar esse bolo. Mas quando tiver uns 40 minutos, abra o forno e espete o bolo com um palito para ver se sai limpo. Se sair sujo, deixe mais tempo e vá testando com outros palitos. Quando sair limpo, está assado. Se ainda estiver muito clarinho, pode deixar um pouco mais para amorenar. Mas não deixe muito mais tempo, senão ficará seco e ele fica melhor mais úmido.

Bom, aí está a receita e o bolo está pronto. Prove. Não é uma delícia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário