domingo, 6 de novembro de 2011

Caldo de mandioca com linguiça calabresa defumada. Hummmm



Essa receita é para a Adriana. Ela ficou fã desse caldinho, que ela chama de sopa de mandioca, e não dá sossego pra mãe querendo que ela faça o caldo de mandioca. Mas faltava uma coisinha básica: a receita! Hehehe...

Adriana, aí vai a receitinha. É bem fácil. Um pouquinho trabalhosa, mas nada do outro mundo.

Você vai precisar de:
- 1/2 kg de mandioca descascada e picada. Não precisa ser pedaço muito pequeno.
- 2 gomos de linguiça calabresa defumada (mais ou menos 300gr) sem a pele e picada em cubinhos.
- 100 gr de bacon sem a pele e picadinho. Se a linguica for bem defumada, nem precisa do bacon, porque o gosto ficará bem forte. A não ser que você faça questão do gosto forte do bacon. Eu compro uma linguiça num lugar, aqui em São Paulo, chamado Torres. A linguiça é feita lá e é muito boa. Para essa, eu não uso bacon. É essa linguiça que vou usar, portanto não usarei o bacon, ok?
- 1 cebola picadinha.
- 2 dentes de alho socados ou picadinhos. Se você não tiver ou não gostar de alho, pode usar tempero pronto. Use meia colher de sopa.
- Salsinha e cebolinha picadinhas.

Vamos nos divertir!

1 - Coloque a mandioca para cozinhar. Pode ser em uma panela grande ou  na panela de pressão. Na panela de pressão vai mais rápido. Se for panela de aço com fundo triplo, vai ser bem rápido também. Ela cozinha quase como uma panela de pressão. Bom, coloque a mandioca na panela. Coloque água até cobrir a mandioca e ficar um pouco acima dela. Coloque meia colher de sal.




Tampe e deixe ferver. De vez em quando, enfie um garfo na mandioca para ver se ela está bem macia, meio molinha, fácil de amassar. Quando estiver assim, desligue o fogo.




2 - No copo do liquidificador, coloque um pouco de mandioca (até a metade do copo, mais ou menos) e coloque a água do cozimento. Bata. Se ficar muito grosso, coloque mais água. Pode ser da torneira mesmo, porque depois vai ferver de novo, ok? Você vai saber que está muito grosso, porque o liquidificador vai fazer um barulhão. Então desligue, coloque mais água, mexa com a colher (com o liquidificador desligado) para a água descer pro fundo do liquidificador. Retire a colher e ligue o liquidificador. Se ficar com a consistência de uma sopa, está certo. Vire esse caldo numa outra panela. Coloque mais mandioca e água no copo do liquidificador, bata. Vá fazendo assim até bater toda a mandioca.




3 - Numa outra panela grande, coloque o bacon para fritar (se você for usar o bacon). Não precisa colocar óleo. À medida em que o bacon for fritando, ele vai soltando gordura dele mesmo. Frite em fogo médio. Se o seu fogão tem uma chama bem alta ou se você estiver usando uma panela de aço de fundo triplo, frite em fogo baixo para não queimar. Não se esqueça de ir mexendo, de vez em quando, para não queimar nem pegar no fundo da panela, ok? Quando estiver frito (com aspecto de sequinho), retire o bacon e coloque a linguiça picada na panela. Se você não usou o bacon, então coloque uma colher de sopa de óleo na panela, junto com a linguiça, para fritá-la.





Mas não precisa fritar muito a linguiça. Ela não precisa ficar seca. É só para que ela fique meio frita e meio cozida. Mas não se esqueça de mexer sempre e usar fogo médio ou baixo para não queimar a linguiça e para que ela não grude no fundo da panela. Depois de frita, retire a linguiça.





Na mesma gordura, coloque a cebola. Frite um pouco até ficar molinha e começar a dourar. Veja que ela já vai ficar dourada assim que você começar a misturar, porque a panela estará com a rapinha que ficou no fundo da panela depois que você fritou a linguiça, tá bom? Depois que fritar a cebola, coloque o alho e continue fritando.




4 - Agora, vire a mandioca batida no liquidificador em cima dessa cebola e alho fritos. Misture bem. Acrescente a linguiça e o bacon que você fritou e deixe ferver por uns 5 minutos. Prove para ver se está bom de sal. Se estiver bom para o seu paladar, está ok.





Ferva por mais uns 5 minutos ou até que o caldo fique com a consistência de uma sopa grossinha. Não pode ficar com a consistência muito rala nem de mingau grosso. Se estiver rala, deixe ferver até ficar como uma sopa grossa. Se estiver muito grossa, coloque mais água e continue a ferver para engrossar um pouquinho.







5 - Pronto! Não doeu nada, né? Agora, é só colocar em xícaras bem grandes, próprias para caldos, colocar um pouco de cebolinha e salsinha picadas por cima. Está prontinho. A pimenta é opcional. Mas fica muito bom!




Sucesso!

Algumas dicas.
- Você pode fazer esse caldo usando, no lugar da linguiça ou junto com ela, lombo de porco ou carne de charque. Neste caso, use também o bacon.
- Se for usar o lombo, compre um bem pequeno. Pode ser pronto. Então, compre mais ou menos meio quilo. Você encontra na maioria dos supermercados. Nesse caso, é só desfiar a carne e juntar ao caldo quando ele começar a ferver (na hora em que você colocaria a linguiça e o bacon). Desfiar é muito fácil: corte a carne em pedaços. Pegue um pedaço e, com os dedos, vá puxando a carne em tirinhas. Faça isso com todos os pedaços. Prontinho. Está desfiada.
- Se a carne for crua, compre uns 700gr. Será preciso temperá-la com sal, alho e limão e cozinhá-la na pressão. Depois, desfie o lombo para usar junto com a linguiça (ou no lugar dela). 
- Se usar carne de charque: coloque de molho para tirar um pouco o sal. De preferência, faça isso no dia anterior. Vá trocando a água até que fique com pouco sal. O único de jeito de saber se está bom é experimentando a água ou um pedacinho da carne. Se estiver salgada, troque a água e deixe de molho. Depois de mais ou menos l hora experimente de novo para ver o sal. Continue fazendo isso até que a água ou a carne esteja boa de sal. Pique em pedaços (não precisa temperar) e coloque numa panela de pressão para cozinhar, com mais ou menos 1 copo de água. Depois de uns 30 minutos na pressão, desligue a panela e a leve para baixo da torneira aberta para tirar a pressão. Depois que parar de sair fumaça pelo pino da panela, abra a panela e retire a carne. Deixe esfriar, desfie a carne com as mãos e use no lugar da linguiça (ou junto com ela).
- Se você não usar linguiça defumada, lembre-se de que fica bem melhor se você colocar o bacon, ok?
- Se você gosta do sabor da cebola, mas não gosta de mastigar a cebola, faça assim: ao bater a mandioca no liquidificador, coloque a cebola picada para bater junto. Assim, você só vai fritar o alho ou tempero pronto.

12 comentários:

  1. Uau, vou tentar fazer... adorei a explicação, melhor impossível! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. É só 1/2kg, mesmo, que rende tudo isso?

    ResponderExcluir
  3. Olá. Eu usei essa quantidade, sim. É que a mandioca rende bem, porque tem uma liga forte, e vai precisar acrescentar mais água além do cozimento na hora de bater no liquidificador. Por isso rende. Mas o importante é vocè ir experimentando, à medida em que for fervendo o caldo de mandioca pra garantir que o sabor está no ponto, ou seja, bom de sal, bom de gosto de mandioca, bom de gosto de carne e bom de consistència. Eu não gosto muito ralo nem grosso demais. Gosto quando fica com a consistência de uma sopa cremosa. uma dica que deixa esse caldo, e a maioria dos outros, muito bom é deixar cozinhar bem para que o gosto da mandioca se una ao gosto dos outros ingredientes. Aí você vai sentir o gosto do conjunto, e não o gosto de cada coisa separada. Depois me conte como foi. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Adorei os detalhes da explicação, só fiquei com uma dúvida, quantas pessoas serve essa receita?

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fernanda. Já faz algum tempo que postei, mas se me lembro, dá para umas cinco pessoas comerem bem. Abraço da Rose.

    ResponderExcluir
  6. Rose minha cara,amei o seu Blog!!! Tanto é que passei a seguir logo de cara...
    Posta alguma coisa com galinha caipira. E se você me permitir gostaria de colocar sua receita no meu Blog Ovos e Galinhas...

    Sucesso viu..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá! Que bom que gostou desta receita. Pode publicar no seu blog, sim, mas não se esqueça de mencionar que a receita é do meu blog, ok? Sobre a receita com galinha caipira, acho que tenho uma muito boa. Vou testar e, se ficar boa mesmo, publico para você. Sucesso pra nós!!

      Excluir
  7. Você sabe fazer broa de fuba com queijo uma que fica toda aerada e leve.fica bem furada por dentro.se souber esse é meu whatsapp 33991162110 obrigado

    ResponderExcluir
  8. Oi queria saber se poder por um cubo de caldo de galinha na hora de cozinhar a mandiocà. Obrigado;)

    ResponderExcluir