sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Bolo gelado de coco

Ontem foi dia de Cosme e Damião. Na verdade, não foi por esse motivo que fiz o bolo gelado de coco e levei pro meu trabalho. É que o pessoal adora quando levo um bolinho pra eles. E eu, claro, finjo que nem ligo, mas fico toda toda...

A coisa começou com a Lu, do nada, dizendo que estava com vontade de comer um bolo meu. Fala daqui, fala dali, não demorou e já chamou a Van para se juntar a ela. Bom, o resultado é que conseguiram. Eu resolvi fazer o bolo à noite para levar ontem.

Esse bolo é muito fácil e rápido de preparar. Não tem nenhuma dificuldade e fica muito bom. Eu fazia muito quando meus filhos eram pequenos. Naquela época, a maioria da meninada levava merenda de casa, não comprava na escola. E como esse bolo é muito fácil, se você tiver filhos na escola, experimente fazer e mandar como lanche. Aposto que os coleguinhas vão querer que seu filho divida com eles essa gostosura!

Aí vai a receitinha

Você vai precisar de

- 3 ovos
- 1 copo de leite (use copo médio)
- 1 colher de sopa de margarina
- 2 copos de açúcar
- 2 colheres de sopa de pó royal
- 2 copos de farinha de trigo
- 1 liquidificador. É isso mesmo, um liquidificador

Hora da diversão!

1 - Coloque tudo  no liquidificador. Até a farinha de trigo, tudo mesmo.

2 - Bata por uns 4 minutos. Enquanto isso, ligue o forno em temperatura alta para que vá esquentando.

3 - Passe um pouco de margarina em uma assadeira grande (não precisa ser muito grande, mas tem que ser maior do que as que você usa normalmente, porque as 2 colheres de pó royal fazem com que o bolo cresça muito). Despeje a massa na assadeira, coloque no forno e baixe um pouquinho a temperatura, deixando em mais ou menos 200 graus. Se o seu forno não tem marcador de temperatura, diminua somente um pouquinho a temperatura.

4 - Cada forno é de um jeito e não dá para falar com certeza quanto tempo o seu forno vai levar para assar o bolo. Geralmente, vão aí uns 20 minutos. Mas para ter certeza se está ou não assado, use o truque do garfo ou palito. Espete o bolo e, se o garfo ou palito sair limpo, ou seja, sem massa, está pronto. Desligue o forno, tire a assadeira e deixe esfriar.

Calda

- 1 xícara de leite
- 2 xícaras de açúcar
- coco ralado a gosto. Eu uso um pacote de coco, dos grandes.

Misture tudo e, com uma colher, vá molhando o bolo até que ele fique totalmente molhado e coberto pelo coco. Depois, é só colocar na geladeira para gelar por algumas horas. Eu costumo deixar de um dia para o outro na geladeira, fica bem mais gostoso.

Dicas

- Para ajudar a ficar bem molhadinho, antes de começar a colocar a calda, fure todo o bolo com um garfo.
- De vez em quando, misture a calda para que o coco não fique grudado nas beiradas da tigela. Assim, você garantirá que o bolo não fique só molhado, mas com coco por cima.
- Se você quiser, corte o bolo em quadradinhos e enrole cada pedaço no papel alumínio, antes de gelar. Coloque tudo num recipiente de plástico com tampa e leve à geladeira.
- Se você quiser variar o sabor, aí vai uma sugestão: troque o leite por suco de laranja natural. Com umas 3 laranjas, você faz esse bolo. E no final, ao invés de colocar leite e coco por cima, coloque uma mistura de açúcar de confeiteiro (mais ou menos uma xícara) com suco de limão (meio limão ou, se ficar muito duro, coloque mais um pouquinho de suco de limão). O açúcar de confeiteiro você compra no supermercado. Essa cobertura deve ter a consistência de uma pasta, ou seja, não pode ficar dura, porque você precisará espalhar por cima do bolo, mas não pode ficar muito mole, caindo pelos lados. 
- Outra variação é colocar leite e chocolate em pó na massa. E, como cobertura, faça um brigadeiro mais mole e passe por cima. Ou use Nutella. Ou então a calda do Bolo de Cenoura do Fernando. Também fica muito bom.
- Aproveite para testar outros sabores. Use sua criatividade e divirta-se... Bom apetite! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário