domingo, 16 de outubro de 2011

Pudim de leite condensado

Meus queridos. Pudim de leite condensado é uma sobremesa imbatível, não é? Todo mundo ama de paixão. Essa é a sobremesa de sucesso, com certeza.

Então, vamos aprender a fazê-la. Essa é para a Cinthia, amiga da minha filha, pois foi ela quem me pediu para postar a receita desse pudim.

Ele é muito fácil de fazer. Mas você vai precisar de uma forma para pudim e a panela para cozinhá-lo. Se não tiver, dá para improvisar se você tiver uma panela que caiba a forma dentro, mas apoiando na boca da panela e sobrando espaço no fundo. Vai precisar, também, de uma tampa que feche bem a forma, ok?

Se você não tiver em casa, compre:
- 1 lata de leite condensado
- leite de vaca (você vai usar mais ou menos 800 ml)
- 3 ovos

Vamos começar?

Foto do site da Nestlé
1 - Coloque no copo do liquidificar o leite condensado. Use a lata dele para medir o leite. Serão 3 medidas, ou seja, enche a lata do leite condensado com leite comum 3 vezes, o que dará quase 800 ml. Ponha tudo no liquidificar.

2 - Quebre os ovos batendo o meio da casca na borda de uma xícara, mas de leve. Quando começar a rachar, force com a unha do dedão. Quando a casca rachar e abrir, despeje o ovo na xícara. Vire no liquidificador. Faça isso com os 3 ovos, mas um de cada vez, porque se o ovo não estiver bom, não corre o risco de você virar o ovo estragado no liquidificador e perder tudo. Depois que os ovos, leite e leite condensado estiverem no liquidificador, bata bastante em velocidade alta.

3 - Agora, vamos fazer a calda, ok? Coloque, na forma de pudim, 1 xícara de açúcar refinado. Leve a forma para o fogo. Isso mesmo. Ponha a forma no fogão, com fogo de médio a baixo. Segure a forma com um pano ou pegador de panela, porque vai esquentar muito. Vá mexendo o açúcar com uma colher até que ele derreta todo. Vai ficar um dourado forte, mas não marrom. Assim que ele ficar dourado, desligue o fogo. Vá virando a forma de lado de modo que a calda se espalhe pela forma. Use a colher, também, para espalhar a calda em toda a forma, inclusive na parte do meio. Mas muito cuidado com as mãos, porque a calda estará muito quente. Depois que espalhar a calda pela forma, vire o conteúdo do liquidificador na forma.

4 - Vamos cozinhar o pudim? Coloque água na panela. Ponha uns 4 dedos de água, não mais. Na verdade, a água deve atingir o fundo da forma, não pode ficar muito mais para cima, porque pode entrar água na forma quando estiver fervendo e estragar o pudim. E a gente não quer isso, não é? Coloque a forma na boca da panela. Tampe a forma. Ligue o fogo e deixe cozinhar. Leva cerca de 1 hora. Quando estiver quase no final do tempo, comece a enfiar um garfo no pudim, de vez em quando, para ver se ele está cozido. Quando ele sair quase limpo, estará cozido. Desligue o fogo e deixe a panela esfriar um pouco.

5 - Quando estiver morno, coloque filme plástico ou papel alumínio na boca da forma e coloque o pudim na geladeira. Deixe gelar para servir. O melhor é deixar na geladeira de um dia para outro. Desenforme em uma travessa redonda funda. Faça assim: passe uma faca em volta do pudim, dentro da forma, para desgrudar. Depois, balance um pouquinho rodando para um lado e para o outro para acabar de desgrudar o pudim. Coloque a travessa na boca da forma, como se fosse uma tampa. Segure a travessa com uma mão e a forma com a outra. Vire rapidamente, de modo que a forma fique por cima da travessa. O pudim vai cair na travessa e a calda também. Prontinho. É só se deliciar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário